terça-feira, 12 de junho de 2012

EXERCÍCIOS DE REVISÃO - PROVA GLOBAL - 6 ANO


01) Como podemos produzir adubo orgânico? Qual a importância do adubo orgânico?
    

Resposta

Podemos produzir adubo orgânico de restos de hortaliças, folhas verdes, cascas de frutas, que devem ser enterrados para que ocorra a decomposição. A importância do adubo orgânico é repor naturalmente a quantidade de nutrientes necessários ao solo, propiciando um melhor desenvolvimento às culturas.

02) Em qual tipo de solo podemos encontrar maior quantidade de água? Por quê?
    

Resposta

Podemos encontrar maior quantidade de água nos solos argilosos, porque as partículas que o compõem são muito finas.

03) Por que algumas vezes é necessário que se faça uma correção no solo? Como podemos fazer essa correção?
    

Resposta

As correções são necessárias porque, em alguns tipos de solo, podemos encontrar maior quantidade de substância que em outro. Realizamos a correção do solo com a adição de misturas/substâncias, como a de carbonato de cálcio se o solo for ácido.

04) Cite as técnicas de preservação do solo.
    

Resposta

As técnicas de preservação do solo são: plantar em curvas de nível, realizar a rotação de culturas, manter as áreas de mananciais, evitar queimadas, manter o solo coberto por vegetação e diminuir o uso de fertilizantes e agrotóxicos.

05) Como um solo pode se tornar desertificado?
    

Resposta

Um solo pode se tornar desertificado se houver o uso indiscriminado de agrotóxicos ou fertilizantes em uma cultura, alto índice de queimadas e a retirada de minerais muito rapidamente dele.

06) Cite alguns problemas que contribuem para o desgaste e a contaminação do solo.
    

Resposta

Os problemas que contribuem para o desgaste e a contaminação do solo são: as queimadas, o uso de fertilizantes e agrotóxicos, a exploração do subsolo, a deposição do lixo e a construção de aterros sanitários.

07) Por que a vida no planeta Terra depende totalmente da fertilidade do solo?
    

Resposta

A vida no planeta Terra depende totalmente da fertilidade do solo porque é no solo que se encontra a matéria-prima (húmus) que os vegetais precisam para a produção de alimentos.
08) Os solos apresentam componentes sólidos, líquidos e gasosos. O que determina a ocorrência de diversos tipos de solo? Quais os tipos de solos encontrados na natureza?
    

Resposta

A variação da quantidade de componentes sólidos presentes no solo determina a ocorrência de tipos de solo diferentes. Os solos encontrados na natureza são arenoso, argiloso e humífero.

09) O solo humífero caracteriza-se por ser arejado e permeável, fértil para a vida vegetal. O que faz com que ele possua essas características? Por que ele é fértil para os vegetais?
    

Resposta

Esse tipo de solo possui um acúmulo de restos de materiais de origem animal e vegetal. Esses materiais entram em decomposição e resultam no humo, rico em sais minerais variados, que se acrescentam ao solo, tornando-o fértil para os vegetais. Além disso, o humo do solo é fofo e permeável, permitindo que a água o atravesse e também seja em parte retida, sendo absorvida pelos vegetais.

10) A irrigação é uma prática agrícola que serve para umedecer o solo. Por que é necessário que o solo tenha umidade?
    

Resposta

O solo deve estar úmido para que as sementes germinem, para que as mudas se desenvolvam e cresçam e para que as plantas utilizem a água para fazer a fotossíntese e crescerem.

11) Um solo contaminado pode transmitir doenças graves, como o tétano, a teníase e a ancilostomose. Como pode ocorrer a contaminação do solo?
    

Resposta

O solo pode ser contaminado por lixos de toda espécie - fezes de animais, emissão de esgotos não canalizados e que não receberam tratamento adequado -, jogados em locais inadequados, como córregos e terrenos baldios.

12) O solo é a camada da superfície da Terra capaz de sustentar o crescimento das plantas. Ele é composto de duas partes. Quais são?
    

Resposta

Parte Mineral - originou-se a partir da desagregação das rochas.
Parte Orgânica - formada pela matéria orgânica em decomposição e pelos diversos organismos que vivem entre as partículas do solo.


13) Quais são os tipos de solos e qual o melhor para a agricultura? Explique.
    

Resposta

Solos Arenosos - possuem uma quantidade de areia maior do que a média; secam logo por serem muito porosos e permeáveis.
Solos Argilosos - formados por partículas de argila, grãos menores do que os de areia. Por estarem bem ligados entre si, esses grãos retêm água e sais minerais em quantidade necessária para a fertilidade do solo e o crescimento das plantas.
Solos Húmifero - Ricos em húmus e bastante férteis. O húmus ajuda a reter água, tornando o solo poroso e com boa circulação de ar.
O melhor solo é aquele que possui certa proporção de areia, argila e sais minerais utilizados pelas plantas, além do húmus.

14) Por que o desmatamento em geral prejudica o solo?
    

Resposta

O desmatamento provocado pela ação humana acelera a erosão natural. Quando o solo é coberto por uma vegetação, a água da chuva em vez de cair diretamente no solo, atinge antes a cobertura vegetal, que funciona como um manto protetor.
A encosta dos morros, quando perde a vegetação, corre o risco de desmoronamento. 
Quando as queimadas provocam o desmatamento, o fogo acaba destruindo os microorganismos que realizam a decomposição da matéria orgânica, deixando o solo pobre.

15) Quais são as medidas de prevenção da toxoplasmose?
    

Resposta

Evitar o consumo de carne crua mal cozida; evitar beijar gatos e impedir que eles passem a língua no seu rosto; lavar as mãos depois do contato com o animal ou com a terra por onde ele circula; alimentar os animais de estimação com comida cozida ou ração.

16) Por que é usado o termo “amarelão” para a pessoa que tem a ancilostomíase?
    

Resposta

Porque a pessoa contaminada pela doença perde muito sangue e fica com anemia, o que deixa a pele bastante pálida.

17) Algumas doenças são transmitidas através da contaminação do solo. Quais são as doenças? Explique.
    

Resposta

Tétano - causada por uma bactéria produtora de toxinas que atingem o sistema nervoso do ser humano, fazendo os músculos se contrair e podendo levar à morte.
Amebíase - causada por um protozoário, a ameba, que parasita o intestino grosso, provocando dores na região da barriga, diarréia e feridas na parede do intestino. A ameba atinge também o fígado ou outros órgãos, causando lesões.
Toxoplasmose - causada por protozoário, essa doença é contraída  através da ingestão de carne crua. Muitas vezes a pessoa contaminada não sente nada, mas pode apresentar febre e outros sintomas.
Ascaridíase - causada pelo verme chamado lombriga, ela cresce no intestino da pessoa contaminada e pode provocar, entre outros problemas, cólicas e emagrecimento.
Ancilostomíase - causada por dois vermes diferentes, o ancilóstomo e o necátor. Esses vermes se desenvolvem no intestino, provocando perda de sangue.
Teníase e cisticercose - causada pelo verme conhecido como tênia ou solitária. O verme instala-se no intestino, cresce e provoca vários problemas, como perda de peso e desarranjos intestinais.

2 comentários: