segunda-feira, 2 de setembro de 2013

EXERCÍCIOS DE REVISÃO - 9 ANO - PROVA PARCIAL - 3 BIMESTRE


01 - (Udesc-SC) Da gestação de uma mulher nasceram duas crianças. Sobre o fato foram levantadas algumas hipóteses. Assinale a correta.
a) Se as crianças forem de sexos diferentes, sua origem foi por poliembrionia.
b) Se forem dois meninos, pode ter ocorrido poliembrionia.
c) Se forem univitelinos (ou monozigóticos), sua origem foi a poliovulação.
d) Se forem crianças idênticas, originaram-se pelo fenômeno da poliovulação.
e) Se as crianças forem do mesmo sexo, então, certamente, ocorreu o fenômeno da poliembrionia.
    

Resposta

Alternativa: B.



02 - (UFRN-RN) Bactérias, hidras e paramécios são organismos que apresentam reprodução assexuada.


Na figura acima, o tipo de reprodução de cada um desses organismos é, respectivamente,
a) conjugação, esporulação e conjugação.
b) conjugação, brotamento e conjugação.
c) divisão simples, brotamento e divisão simples.
d) divisão simples, esporulação e divisão simples.
    

Resposta

Alternativa: C.

03 - (PUC-RS) Complete o texto a seguir, sobre a reprodução das angiospermas, utilizando as palavras “assexuada” e “sexuada”.
A quase totalidade das angiospermas utiliza a reprodução __________, mas algumas utilizam também a reprodução __________. Ambos os tipos de reprodução são importantes e conferem vantagens para a diversidade e propagação dos vegetais. A vantagem da reprodução __________ é promover diversidade genética, a qual permite à população sobreviver sob condições ambientais muito variantes. A vantagem da reprodução __________ é a multiplicação rápida dos organismos bem adaptados. As técnicas de cultura de tecidos, baseadas na totipotência de muitas células vegetais, são usadas para propagar plantas por reprodução __________, para produzir clones de culturas vegetais livres de vírus e para manipular plantas pela tecnologia do DNA recombinante.
Relacionando a palavra “assexuada” ao número 1 e a palavra “sexuada” ao número 2, a sequência numérica correta das lacunas do texto, na ordem em que essas se encontram, é:
a) 1 – 2 – 2 – 1 – 1.
b) 1 – 2 – 1 – 2 – 2.
c) 1 – 2 – 2 – 1 – 2.
d) 2 – 1 – 2 – 1 – 1.
e) 2 – 1 – 1 – 2 – 2.
    

Resposta

Alternativa: D.




04 - (UFJF-MG) O esquema abaixo ilustra algumas das etapas da reprodução em abelhas sociais.
Considerando-se a alteração do número cromossômico e analisando o esquema acima, pode-se concluir que:
I. o zangão é haploide, enquanto a operária e a rainha são diploides.
II. o zangão é produzido por partenogênese, ou seja, a partir de um ovócito não fecundado.
III. todos os ovócitos produzidos pela rainha são fecundados.
IV. as operárias são estéreis, pois são produzidas a partir de ovócitos não fecundados.
V. ovócitos e espermatozoides são formados por divisões meióticas e mitóticas, respectivamente.
Assinale a opção que apresenta somente afirmativas corretas:
a) I, II e V.
b) I, II e IV.
c) I, III e IV.
d) II, III e V.
e) III, IV e V.
    

Resposta

Alternativa: A.

05 - (Unesp-SP) Em relação ao esquema seguinte, relacionado com o ciclo de vida de um animal de reprodução sexuada, são feitas as seguintes afirmações:
I. os quadros 1 e 2 correspondem, respectivamente, aos estágios haploide e diploide.
II. o número 3 corresponde à meiose e esta favorece um aumento da variabilidade genética.
III. o número 4 corresponde à mitose e esta ocorre somente em células germinativas.
IV. o número 5 corresponde à fertilização, onde ocorre a combinação dos genes provenientes dos pais.
Estão corretas as afirmações
a) I e II, apenas.
b) I e IV, apenas.
c) II e IV, apenas.
d) I, II e III, apenas.
e) II, III e IV, apenas.
    

Resposta

Alternativa: C.


06 - (Unesp-SP) Analise as oito informações seguintes, relacionadas com o processo reprodutivo.
I. A união de duas células haploides para formar um indivíduo diploide caracteriza uma forma de reprodução dos seres vivos.
II. O brotamento é uma forma de reprodução que favorece a diversidade genética dos seres vivos.
III. Alguns organismos unicelulares reproduzem-se por meio de esporos.
IV. Gametas são produzidos pela gametogênese, um processo que envolve a divisão meiótica.
V. Brotamento e regeneração são processos pelos quais novos indivíduos são produzidos por meio de mitoses.
VI. Fertilização é um processo que não ocorre em organismos monoicos.
VII. A regeneração de um pedaço ou secção de um organismo, gerando um indivíduo completo, não pode ser considerada uma forma de reprodução.
VIII. Gametas são produzidos a partir de células somáticas.
a) Elabore um quadro com duas colunas. Relacione, em uma delas, os números, em algarismos romanos, correspondentes às afirmações corretas que dizem respeito à reprodução assexuada; na outra, os números correspondentes às afirmações corretas relacionadas à reprodução sexuada.
b) Qual é a maior vantagem evolutiva da reprodução sexuada? Que processo de divisão celular e que eventos que nele ocorrem contribuem para que essa vantagem seja promovida?
    

Resposta

a)
b) A reprodução sexuada aumenta a biodiversidade, elevando a probabilidade de sobrevivência em novos ambientes. A divisão celular que contribui para essa vantagem é a meiose.



07 - (PUC-RJ) A farinha de mandioca é um item básico na dieta do brasileiro, principalmente no interior do país, sendo o seu cultivo espalhado por todo o território. Um tipo de pesquisa de grande efeito social é o melhoramento genético das plantas de mandioca, para se obterem variedades altamente produtivas. Caso isso fosse obtido, a forma de se propagar e fixar uma nova variedade em grande escala seria:
a) obter mudas por brotamento das gemas caulinares.
b) obter sementes oriundas da polinização por pássaros.
c) fecundar as plantas artificialmente com pólen de plantas silvestres.
d) obter sementes oriundas de fecundação cruzada.
e) obter mudas com base em retrocruzamentos.
    

Resposta

Alternativa: A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário