quinta-feira, 24 de novembro de 2011

REVISAO - 7 ANO - MOTIVA - AC2 - ETAPA IV

01)Caracterize os representantes da classe Aracnídeos quanto a:
a) segmentação do corpo.
R. Corpo dividido em cefalotórax e abdome
b) número de antenas.
R. Não possui
c) número de patas.
R. 4 pares

02) Acariciando seu cão de estimação, você encontra uma pulga e um carrapato, ambos artrópodes ectoparasitas.
a) A que classes pertencem a pulga e o carrapato?
R. A pulga e o carrapato são animais do Filo Artrópodes pertencentes, respectivamente, às classes Insetos e Aracnídeos.
b) Caracterize ambos com relação a número de patas e divisão corporal.
R.Pulga - corpo dividido em cabeça + tórax + abdome com 6 patas locomotoras.
Carrapato - corpo com cefalotórax e abdome fundidos com 8 patas especializadas em mantê-lo aderido ao hospedeiro.

03) Qual das opções a seguir relaciona apenas animais que possuem um sistema ambulacrário para a locomoção, excreção e circulação:
a) Equinodermas.
b) Moluscos.
c) Celenterados.      RESPOSTA A
d) Poríferos.
e) Protocordados.

04) Assinale a alternativa que relaciona apenas as classes de vertebrados que apresentam fecundação interna e desenvolvimento direto:
a) Peixes, Anfíbios e Aves.
b) Anfíbios, Aves e Mamíferos.
c) Répteis, Aves e Mamíferos.            RESPOSTA C
d) Anfíbios, Répteis e Aves.
e) Peixes, Anfíbios e Répteis.

O5) Assinale a alternativa que relaciona apenas vertebrados ECTOTERMICOS:
a) cobra, pingüim, rã.
b) jacaré, salamandra, peixe-boi.
c) tubarão, tartaruga, crocodilo.                RESPOSTA C
d) sapo, lagartixa, baleia.
e) sardinha, perereca, canário.

06) Assinale a alternativa que relaciona apenas as classes de vertebrados que apresentam fecundação externa:
a) Anfíbios e Aves.
b) Anfíbios e Peixes.
c) Peixes e Répteis.                       RESPOSTA B
d) Répteis e Aves.
e) Aves e mamíferos.

07) Uma das características dos peixes ósseos é a presença de
a) bexiga natatória.
b) ossos pneumáticos.                                          RESPOSTA A
c) glândula uropigiana.
d) escamas placóides de origem dermoepidérmica.
e) tecido adiposo subcutâneo muito desenvolvido.

08)Cite três características que diferenciem um peixe ósseo de um peixe cartilaginoso.
R Peixe ósseo: presença de opérculo nas brânquias, apresentam tecido ósseo e ânus. Ex: cavalo-marinho, sardinha, piranha, etc

Peixe cartilaginoso: possui 5 pares de fendas branquiais sem opérculo, não tem bexiga natatória. Apresentam cloaca e tiflósolis no intestino. Ex: tubarão, raia, cação, quimera.

09) Dê duas características de anfíbios que justifiquem porque a maioria desses animais tem vida restrita a ambientes úmidos. Explique sua resposta.
R. Anfíbios estão restritos a ambientes úmidos porque necessitam respirar pela pele. Em ambiente seco sofreriam intensa desidratação pois não possuem camada córnea impermeável. Apresentam fecundação externa, ovos sem casca ou anexos embrionários e desenvolvimento indireto com larva aquática.

10) Quais as características dos répteis que permitiram que eles conquistassem o ambiente terrestre? Por que os anfíbios não conseguiram?
R. Répteis apresentam fecundação interna, ovos com casca, e pele seca. Os anfíbios precisam de água para fecundação e seus ovos são desprovidos de casca

11) Quais são as características anatômicas das aves que as tornam mais aptas para o vôo?
R. Forma aerodinâmica, membros anteriores transformados em asas, cobertura leve de penas, ossos pneumáticos, sacos aéreos, osso esterno em forma de quilha e ausência de bexiga urinária.

12) O ornitorrinco vive perto da água e nela se locomove utilizando as membranas existentes entre seus dedos. Seus filhotes se desenvolvem em ovos que são chocados fora do corpo materno, e se alimentam lambendo uma secreção láctea que escorrem nos pêlos do ventre da mãe. A boca do ornitorrinco é dotada de um bico achatado com o qual ele pega o alimento no lodo do fundo do rio.
a) A que classe pertence o ornitorrinco?
R Mamíferos
b) Cite duas características mencionadas no texto que justifiquem essa classificação.
R. Presença de pêlos e glândulas mamarias

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